Blog da Pri

... Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda...(Cecília Meireles)




A cada dia milhões e milhões de lixo são diariamente descartados no mundo. Papel, vidro, um sofá velho?? formam um cenário assustador da falta de respeito ao meio ambiente. O desrespeito ao nosso planeta Terra ultrapassam fronteiras e absurdo com a falta de ação e discernimento o que se fazer com o lixo que nós produzimos no nosso dia a dia.

O conhecida frase "VARRER PRA BAIXO DO TAPETE", sabemos muito bem o final da história que não termina "felizes para sempre". E dubitavelmente nosso amado planeta Terra não está feliz e ele tem uma maneira nada boa em demonstrar esse desagrado.


Semana passada em uma enchente em São Paulo, tivemos uma palestra da omissão do governo e cidadãos com relação ao lixo. Muito culpados, bla bla daqui e de lá, mas nenhuma atitude. Não que esses materiais não possam serem reciclado. Muito materiais do lixo podem ser reciclado ou reaproveitado, mas o que falta é incentivo e vontade tanto das pessoas como do governo. E não só estou falando da garrafa pet, a latinha de alumínio, mas também dos produtos como o CO2, CFC e entre outros que poluem o ar a água que na minha maneira de ver também são lixos.





Quem nunca viu uma pessoa que ao fumar um cigarro joga a bituca no chão?? E incrivelmente a lata do lixo estava bem ao lado!!!
Não precisa ser nenhum gênio onde mais tarde essa bituca e outros materiais que foram descartados vai parar. Então acontece aquela enchente onde todos perdem esposas, maridos, filhos, pais, casas, camas e tudo por que? Bueiros entupidos, rios de lixo, caus total. É claro que a uma parcela de culpa pela falta de infra estrutura ou a falha dela.

E quando você trabalha que nem um condenado e finalmente tira férias tão merecidas pega a família e amigos e vai numa praia. Sol, mar... água de coco... e lixo?? Podemos ir onde quisermos e vamos deparar sempre com alguma embalagem de biscoito, garrafas de cerveja, sacolas de supermercado.
E se pensar que muito desse lixo poderiam serem reaproveitados.



Um desses matériais que vemos quando tem enchentes é a famosa garrafa pet. Nada melhor do que uma boa criatividade e vontade para se fazer de um objeto que seria descartado na natureza em um porta lapis, vaso para planta, luminárias e também pode ser aproveitada como material em construção civil como blocos chamados ISOPET.

Outro que esta sendo utilizado na reciclagem é o pneu de automóveis sendo utilizado como galerias para escoamento da água da chuva ou na transformação de asfalto de rodagem de otima qualidade e diminuir o custo de manutenção das rodovias. Até as embalagens de longa vida como caixinha de leite, estão sendo reaproveitadas na fabricação de telhas e também já estão pensando em uma maneira de reaproveitar o CO2.



Como se vê existe muitas maneiras de reaproveitar o lixo. Muitos empresarios e governos alegam que seriam gasto muito dinheiro em incentivo nas coletas desse lixo, despoliuição dos rios e tecnologias que reduzam a produção de tantos produtos químicos que são maleficos a nossa sáude e a do nosso planeta.
Mas até quando negligenciaremos o que está acontecendo bem debaixo do nosso nariz?? O planeta já esta entrando em colapso só quem não vê é muito cego ou petulante em pensar que o que fazemos não traz consequências.

Links:

http://tecnocracia.com.br/arquivos/agua-quente-para-todos

http://www.lixiki.com.br/search/label/PET

http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2009/09/08/tudo-parado-lixo-pelas-ruas-dia-de-cao-molhado-em-sao-paulo/

http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/ambiente/reciclagem/pneus-usados-sao-transformados-em-asfalto-no-rio-grande-do-sul-2928.asp

2 comentários:

Lindo! Adorei esta chamada de atençao! Adorei mesmo!

Beijinho*

Realmente precisamos nos atentar para a questao do lixo que produzimos e pelo qual somos responsáveis....
Bjks
ps: visite meu blog e veja as soluções que apresentei para aoguns materiais que sao descartados como lixo no ambiente.

http://marqxdesign.blogspot.com/2008/07/voc-sabia.html